Banner Site31032

SECRETARIA DE SAÚDE DE NOVA PORTEIRINHA COMEÇOU A VACINAR, NESTA QUARTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO, CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM COMORBIDADES E DEFICIÊNCIA PERMANENTE CONTRA A COVID-19

vacinacao infantil 0

 FOTO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: Primeiras crianças imunizadas em Nova Porteirinha hoje, 19 de janeiro: Alice Nunes, 9 anos, Maria Heloise, 8, e Matheus Marques, 10 anos.

A Prefeitura de Nova Porteirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta quarta-feira, 19 de janeiro, a imunização contra a Covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos. A secretaria segue orientação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Nesta primeira etapa, a vacinação infantil será voltada para crianças com comorbidades ou deficiência permanente. Nos próximos dias, com a chegada de novas doses do imunizante ao município, a expectativa é que a vacinação avance alcançando mais crianças.

Para este público específico, o esquema vacinal, conforme determinação do Ministério da Saúde, é composto por duas doses da vacina Pfizer, com intervalo de dois meses entre a aplicação da primeira e a segunda doses.

A aplicação da vacina acontece na unidade de saúde Central, no horário das 07h as 11h e das 13h as 17h.

Imprimir

PREFEITURA, DEFESA CIVIL, CORPO DE BOMBEIROS E POLÍCIA MILITAR RESGATAM FAMÍLIA ILHADA NA COLONIZAÇÃO PARAGUAÇU

Durante a ação, militares e voluntários tiveram que utilizar um barco no socorro, às vítimas da chuva

resgate 01Na tarde desta quarta-feira, 29 de novembro, a Prefeitura de Nova Porteirinha, juntamente com a Defesa Civil Municipal, mobilizou homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para o resgate de uma família ilhada, de 12 pessoas, na Colonização Paraguaçu.

Devido ao grande volume de água acumulado no entorno do local, que se tornou uma espécie de ilha, foi necessário a utilização de um barco para retirar as pessoas com segurança.

O imóvel residencial, que se encontra ilhado, pertence à uma propriedade particular, onde a família reside e trabalha. Entre os socorridos estão crianças e adultos.

A prefeita do município, Regina Antônia de Souza Freitas, e o vice Raul Alves da Rocha, estiveram presentes no local do resgate e fizeram questão de acompanhar e auxiliar na operação de socorro, que contou a participação da Prefeitura, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a ajuda de voluntários. Tanto Regina, quanto Raul, agradeceram todos os envolvidos na ação de socorro, às vítimas da chuva no município.

resgate 03A família resgatada foi encaminhada para residências de familiares, onde deverá permanecer, até que a situação se normalize.

A chefe do executivo de Nova Porteirinha, Regina, informa que monitora, dia a dia, a situação de emergência que vive o município, avisa aos moradores, que, em caso de necessidade ou urgência, em decorrência da chuva, devem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, através dos contatos: 98824-0159 ou 9944-6238, de plantão 24 horas.

resgate 02

Fotos: Valdomiro Brito (Gabinete Prefeitura). Foto 01: momento em que parte da família é socorrida; foto 02: prefeita Regina com criança no colo, após ser resgatada, foto 03: morador da comunidade, Cícero Morais, coordenador da Defesa Civil, vice-prefeito Raul, prefeita Regina e militares que atuaram no resgate da família.

Imprimir

PREFEITA REGINA, VICE RAUL E O DEPUTADO GIL PEREIRA OUVEM PRODUTORES RURAIS DA PARAGUAÇU SOBRE PERDAS EM SUAS ÁREAS DE PLANTIOS PROVOCADAS PELOS EFEITOS DAS CHUVAS

reuniao 01

FOTO: Ascom Prefeitura: Aspecto geral da reunião entre a prefeita Regina, vice Raul, deputado Gil Pereira e produtores rurais da Colonização Paraguaçu.

A prefeita de Nova Porteirinha, Regina Antônia de Souza Freitas, e seu vice Raul Alves da Rocha, acompanhados do deputado estadual Gil Pereira, participaram de importante reunião com produtores rurais da Colonização Paraguaçu, na noite da última quarta-feira, 29 de dezembro. O objetivo foi debater a situação de emergência que vive o município, diante dos efeitos das chuvas nas estradas rurais, áreas de plantios e, em um dique do Distrito de Irrigação do Gorutuba - DIG que foram diretamente afetados pela cheia do rio Mosquito o que provocou inúmeros danos.

Durante a reunião, realizada na residência do vice-prefeito Raul, o deputado Gil Pereira se comprometeu em dar todo apoio a prefeita e ao próprio vice Raul Alves, junto aos governos estadual e federal, visando levar as demandas do município e de produtores rurais, que acumulam perdas incalculáveis em suas propriedades tomadas pelas águas das chuvas.

Levantamento

reuniao 02Frente ao atual cenário de perdas, o parlamentar solicitou a prefeita Regina que elabore um projeto com todo levantamento dos prejuízos registrados no município, incluindo os dos produtores para dar conhecimento às autoridades competentes, em Minas e Brasília.

Os produtores rurais agradeceram a prefeita, o vice e ao deputado pela presença na comunidade de Paraguaçu e iniciativa em discutir ações de enfrentamento aos efeitos do período chuvoso no município.

Regina e Raul agradeceram aos produtores pela participação na reunião, e ao deputado, pelo apoio nesse momento desafiador pelo qual passa Nova Porteirinha.

A chefe do executivo municipal informou que hoje deverá agendar reunião com representantes do Distrito de Irrigação do Gorutuba, para solicitar deles a elaboração de um projeto de recuperação do dique da Paraguaçu. Com isso, através do deputado Gil  e do deputado federal Dr. Marcelo Freitas, irá articular a viabilização de recursos para a revitalização do equipamento e outras demandas existentes.

Dentre os danos causados pelos efeitos das chuvas, está a necessidade urgente de obras de reforma de um dique, localizado na Paraguaçu, que é de responsabilidade do Distrito de Irrigação do Gorutuba – DIG.

Imprimir

PREFEITA REGINA CRIA ‘FORÇA TAREFA’ PARA ATENDER À POPULAÇÃO, DIANTE DAS CHUVAS QUE OCORRERAM NO MUNICÍPIO

WhatsApp Image 2021 12 29 at 13.50.46

Foto: Ascom Prefeitura de Nova Porteirinha: Prefeita Regina durante anúncio da criação da força tarefa para atendimento à população, em decorrência das chuvas no município.

A prefeita de Nova Porteirinha, Regina Antônia de Souza Fretas, montou uma força tarefa para assistir à população, diante do período chuvoso que ocorre no município.

A medida visa fazer frente a alguns transtornos que começam a aparecer na cidade e zona rural, a exemplo de interdições de estradas rurais, inundações em áreas de plantio e ameaça de rompimento de um dique, do Distrito de Irrigação do Gorutuba - DIG, na Colonização Paraguaçu, entre outros.

A iniciativa de criação da força tarefa por parte da chefe do executivo de Nova Porteirinha, visa antecipar o planejamento de ações, facilitando a assistência a moradores, pelo poder público municipal, em caso de necessidade.

A reunião de criação de criação da força tarefa aconteceu nesta terça-feira, 28 de dezembro, no gabinete da prefeita Regina, um dia após visita dela, a alguns locais, na zona rural do município, como a Colonização Paraguaçu e Olaria, que requerem a atenção da administração municipal. A força tarefa, é composta por equipes de trabalho, que envolve a Defesa Civil municipal, secretarias municipais, de Obras Públicas, Saúde, Assistência Social, Agricultura, e Educação.

As equipes ficarão em alerta 24 horas por dia, para agir, quando forem acionadas. Estão divididas entre secretários e integrantes de outras pastas que compõem a administração municipal.

Para a prefeita Regina, o momento é de solidariedade e de ajudar o próximo, que, por ventura, vier a precisar de auxílio da prefeitura, pois segundo ela, há previsão de mais chuvas para os próximos dias e não se sabe o que pode acontecer. Regina, ainda informou, que mantém contato direto, com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, parceiros importantes nesse momento de atenção..

WhatsApp Image 2021 12 29 at 13.50.46 1

Imprimir

PREFEITA E DEFESA CIVIL DE NOVA PORTEIRINHA VISTORIAM ESTRADA E DIQUE, NA COLONIZAÇÃO PARAGUAÇU, AFETADOS PELAS CHUVAS

bcec31b4 8bc8 4c08 826d bf65438862c0

Na manhã desta segunda-feira, 27 de dezembro, a Prefeita de Nova Porteirinha, Regina Antônia de Souza Freitas, acompanhada do Coordenador da Defesa Civil do município, Cícero Morais Silva, Márcio José Rodrigues da Silva, do Gerente de Divisão 2, e da Secretária de Assistência Social, Tereza Ferreira dos Santos Rodrigues, do município, vistoriou uma estrada vicinal na Colonização Paraguaçu, onde existem três pontos de interdições provocados pelos efeitos das chuvas. No local, a prefeita e sua equipe também vistoriaram um dique de controle de fluxo de água, que se encontra ameaçado de rompimento, em razão de inundações em área vizinha.

b2bb126f 0e26 4073 8106 5526c4a3649eApós visita ao local, a prefeita Regina informa que assim que o clima permitir, uma equipe da Secretaria de Obras Públicas do município retornará ao local para realizar serviço de recuperação da via. Quanto ao dique, que se localiza à margem da referida estrada, a chefe do Executivo de Nova Porteirinha informou que já entrou em contato com o Distrito de Irrigação do Gorutuba – DIG, que é o responsável pelo equipamento, para que sejam tomadas as devidas providências, já que ele auxilia no escoamento da água que, em períodos chuvosos costumam se acumular naquela região.

Na oportunidade, a prefeita e seus assessores, que foram recepcionados pelo vice-prefeito Raul Alves da Rocha, ainda visitaram a propriedade do produtor rural, Salvador, para colocar a Defesa Civil à sua disposição, em caso de necessidade nesse período chuvoso. O produtor agradeceu a prefeita e sua equipe. Quem também ressaltou a importância da visita da prefeita e de servidores do município, à Colonização Paraguaçu, foi o produtor rural Pereira da Silva.

7303c6a2 f213 46d2 a0e1 a3c5c36754bfA prefeita visitou também a localidade de Olaria, onde conversou com moradores, visando verificar necessidades da comunidade, em decorrência do momento chuvoso pelo qual passa o município.
Mais visitas
A prefeita Regina informa que fará novas visitas a outros pontos do município, no decorrer desta tarde.
Para informação e solicitação de ajuda, ligue Alerta Defesa Civil: 8824-0159 / 99144-6238.

7d2554fb ab2e 49ec 8c9a 14b2911b9256

37ad593e 8df0 4e86 8db0 723aa527aca9

684ed65e f26b 461a 8097 2fc53d580519

bf969403 4843 46db 9a61 13855ff18735

 

Imprimir