Banner Site31032

PREFEITA REGINA PARTICIPA DE REUNIÃO NO MINISTÉRIO DO TURISMO E SOLICITA RECURSOS PARA O MUNICÍPIO
EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE VAGAS ANO LETIVO 2021
PROGRAMA AABB COMUNIDADE É UMA REALIDADE EM NOVA PORTEIRINHA E ATENDE 100 ESTUDANTES DO MUNICÍPIO
ATENÇÃO, HOMENS! A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL JÁ INICIOU EM NOVA PORTEIRINHA
PALESTRAS DE ESPECIALISTAS MARCAM O ENCERRAMENTO DAS AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM NOVA PORTEIRINHA

PALESTRAS DE ESPECIALISTAS MARCAM O ENCERRAMENTO DAS AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM NOVA PORTEIRINHA

camapanha outubro rosa

Fotos: Ascom Prefeitura: momento em que o público acompanha atentamente a palestra do enfermeiro Zilton, e a enfermeira Bruna Karoline com a médica Bianca Medeiros durante simulação do auto exame da mama, na UBS Colonização II.

No mês de outubro no mundo inteiro acontece o movimento internacional de conscientização do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. O mês que envolve a promoção e conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença que acomete homens e mulheres.
Reconhecendo a importância do tema, a Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Porteirinha, juntamente com a equipe multidisciplinar do município, promoveu várias ações de educação em saúde com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença para toda população. A iniciativa da SMS e equipe multidisciplinar contou com diversas ações envolvendo todas as unidades de saúde do município, que contribuíram para a acolhida e informação da comunidade.
Na terça-feira, dia 26, o fechamento das ações de saúde alusivas ao Outubro Rosa, culminaram com evento importante sobre a temática na Escola Professor Darcy Ribeiro.
Na oportunidade, além de pacientes da comunidade e servidores da saúde, abrilhantaram o encerramento da campanha no município, três palestrantes convidados que abordaram o assunto, repassando informações atualizadas, preconizadas pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde.
O evento foi aberto pela Secretária de Saúde do município, Claudineia Alves de Jesus e a Enfermeira Coordenadora, Neurislaine Maria.
Em seguida, o enfermeiro Zilton santos Neto, Responsável Técnico do Setor de Enfermagem do Hospital Regional de Janaúba, Especialista em Saúde Pública, com ênfase na Estratégia Saúde da Família, foi o primeiro a palestrar. Ele abordou o quesito saúde, doença, prevenção e tratamento. O enfermeiro entregou ao público presente informações relevantes, desfazendo mitos, bem como reforçou verdades acerca do câncer.
Em seguida, foi a vez de Lívia Katiúcia, pioneira em Estética Paleativa, com abordagem em doenças crônicas, em especial o câncer; ela mostrou à população a importância do auto exame, cuidado preventiva que pode salvar a vida da mulher e do homem. Também descreveu como métodos da estética paleativa vêm contribuído no processo de saúde e amenização dos efeitos da doença nas pessoas, sobretudo pacientes oncológicos.
Dando ênfase à questão psicológica, a palestrante e Psicóloga Sistêmica Ana Paula Ferreira Santos Mota, acolheu os pacientes presentes, despertado neles, a importância do amor próprio, sentimento que deve ser alimentado diariamente através da prevenção e auto cuidado. De forma interativa, a palestrante atraiu a atenção do público que se envolveu em uma dinâmica que serviu para demostrar, na prática, como é possível se amar a cada fase e, que, sempre haverá novas possibilidades. A psicóloga usou o momento para deixar uma mensagem de esperança e fé.

Ao final do evento a secretária de saúde Claudineia Alves de Jesus e a Enfermeira coordenadora Neurislaine Maria, agradeceram o público presente por acreditar no recomeço, após em razão da pandemia, enfatizando a importância da busca por conhecimento através de ações de saúde, tendo em vista, que uma prevenção efetiva só ocorre quando é feita de forma correta e segura.

Apoio
Também ressaltaram o da Prefeitura, por meio da prefeita Regina Antônia de Souza Freitas e de seu vice Raul Alves da Rocha, o que tem possibilitado em ações de melhoria na saúde pública prestada à população. Ainda destacaram o apoio e acolhimento da equipe de saúde da SMS municipal.
Como incentivo ao auto cuidado foram sorteados alguns procedimentos entre pacientes presentes, na área da saúde e estética, a exemplo de massagem relaxante, drenagem linfática, peeling de diamante, design de sobrancelha, entre outros brindes doados por profissionais da área que abraçaram a campanha e acreditam na importância da prevenção.
Participaram das ações, a Unidade de Saúde Prefeito Alcides Mendes (Central), Albana Clara da Silva (Furado de Oliveira), Vila Floresta (Colonização II), José Mendes (Paraguaçu), Débora Caroline de Souza (Colonização Ceará) e Colonização III (Vila Calumbi).

 

Pin It

Imprimir