Banner Site31032

PREFEITA REGINA PARTICIPA DE REUNIÃO NO MINISTÉRIO DO TURISMO E SOLICITA RECURSOS PARA O MUNICÍPIO
EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE VAGAS ANO LETIVO 2021
PROGRAMA AABB COMUNIDADE É UMA REALIDADE EM NOVA PORTEIRINHA E ATENDE 100 ESTUDANTES DO MUNICÍPIO
ATENÇÃO, HOMENS! A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL JÁ INICIOU EM NOVA PORTEIRINHA
PALESTRAS DE ESPECIALISTAS MARCAM O ENCERRAMENTO DAS AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM NOVA PORTEIRINHA

CONAF E PREFEITA DE NOVA PORTEIRINHA PARTICIPAM DE REUNIÃO NO MINISTÉRIO DA CIDADANIA, COM EMPRESÁRIOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

24 08

Foto Ascom Prefeitura: Prefeita Regina, no momento de sua fala, em reunião no Ministério da Cidadania, onde colocou o município à disposição para parceria envolvendo a Conaf, iniciativa privada e o próprio ministério.

Na pauta, entre os assuntos discutidos, está o fortalecimento, a sustentabilidade e a abertura de novos mercados para o agronegócio familiar

Durante a reunião, no Ministério da Cidadania, no último dia 24 de agosto, Ivonice Aires Dias, Secretária de Articulações e Parcerias, da Secretaria Executiva do referido ministério, ressaltou a importância da parceria com a Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (CONAF), através de seu Presidente, Gedir Santos Ferreira, viabilizando criar uma estrutura organizada a nível municipal.

O objetivo dessa iniciativa, capitaneada pelo ministério, envolvendo representantes da Conaf, indústria alimentícia, e o próprio ministério, segundo Ivonice, é contribuir para o crescimento e a sustentabilidade do Agronegócio Familiar. Assim, ela explica que os agricultores familiares vão poder comercializar seus produtos em outros estados e até mesmo exportá-los para outros países, gerando mais renda, empregos e melhoria da qualidade dos produtores que lidam com essa atividade.

De acordo com secretária, por meio de reuniões, está sendo estabelecida a abertura de parcerias mais amplas com a iniciativa privada, como a indústria de alimentos nacional, que atuará na elaboração final dos produtos, com toda a certificação necessária, com a finalidade de atender o mercado interno e externo.

A Secretária Executiva do Ministério da Cidadania falou ainda sobre a parceria com o Consórcio de Municípios do Recôncavo Baiano e destacou a presença da prefeita de Nova Porteirinha, Regina Antônia de Souza Freitas, na reunião, que, através de seu município integra também o Consórcio União Geral, outro importante consórcio de municípios da região Norte de Minas.

24 08 2Na reunião, Ivanice ressaltou a importância da abertura do Ministério da Cidadania à parceria da iniciativa privada que junto com a Conaf vão investir nas regiões mencionadas. Para tanto, ela explica que o ministério está disponibilizando todos os seus programas para capacitação ampla dos munícipes, especialmente da agricultura familiar, com o objetivo de garantir da qualificação da vida, a renda e a prosperidade de todos.

A princípio, os produtos da agricultura familiar que compõem o Plano de Negócios das empresas, apresentado durante a reunião, no dia 24 último são: a mandioca e abóbora, mas essa lista será ampliada na medida em que ocorra a instalação das unidades de recebimento e preparação dos produtos para a comercialização em diversos pontos de venda e distribuição, segundo os empresários participantes da reunião e o próprio ministério.

Ainda segunda a Secretária Ivonice, além de trabalhar juntamente com a Conaf na organização da cadeia produtiva do Agronegócio Familiar, o ministério pretende na sequência, qualificar esses trabalhadores, melhorar suas instalações, inclusive de habitações.

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (CONAF), Gedir Santos Ferreira, que é um entusiasta da organização da cadeia produtiva do Agronegócio Familiar, no Brasil, enalteceu o importante papel da Secretária Executiva do Ministério da Cidadania com a Conaf e a iniciativa privada. “A Conaf está pronta para atuar em parceria com o ministério, a iniciativa privada e o produtor, para abrir o mercado ao Agronegócio Familiar, agregar mais valor aos nossos produtos e, assim, promover a verdadeira valorização daqueles que respondem por cerca de 80% dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros: o agricultor familiar”, completa.

A prefeita de Nova Porteirinha, Regina Antônia de Souza Freitas, agradeceu o presidente da Conaf, Gedir Ferreira, pelo convite para participar da reunião no Ministério da Cidadania, bem como a Secretária Ivonice, pela receptividade e atenção. A gestora colocou o município à disposição do ministério e da Conaf para parceria visando possibilitar mais oportunidade ao agricultor familiar no mercado.

Na oportunidade, ela iniciou tratativas com Ivonice, Conaf e outros representantes do Ministério da Cidadania em relação a importantes projetos para o município. Aproveitou o momento, para convidá-la para visitar Nova Porteirinha, juntamente com os empresários que estiveram na reunião. A ideia, de acordo com a prefeita, é que eles conheçam de perto todo o potencial produtivo do município que conta com o perímetro irrigado Gorutuba.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pin It

Imprimir