Banner Site31032

SAÚDE BUCAL EM NOVA PORTEIRINHA

Mais moradores do município são beneficiados com o Programa ‘Brasil Sorridente’. De próteses novas, eles ganharam novo sorriso e mais qualidade de vida

WhatsApp Image 2021 04 13 at 22.40.37WhatsApp Image 2021 04 13 at 22.40.37 1

FOTO: ASCOM/PREFEITURA: Na primeira foto, da direita para a esquerda, o protético Pedro, prefeita Regina, secretária de Saúde, Claudineia, dentista Kamilla, Fabiana, coordenadora de Saúde Bucal, chefe de gabinete, Valdomiro e Cilsa, auxiliar de dentista, na cerimônia de entrega de novas próteses a moradores da Colonização Paraguaçu, que também aparecem na segunda foto.

NOVA PORTEIRINHA – Por meio de parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Nova Porteirinha, através de trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, está devolvendo o sorriso e a autoestima a moradores do município. Eles estão sendo beneficiados pelo Programa ‘Brasil Sorridente’, com próteses dentárias novas e de qualidade.

Após contemplar um total de 100 pessoas no centro da cidade, o programa chega a zona rural, beneficiando 40 moradores, sendo 16 na Colonização III (três) e 24 no Furado de Oliveira.

A entrega das próteses aconteceu na quinta e sexta-feira, dias 08 e 09 de abril, nas unidades de saúde das respectivas comunidades, com a presença da prefeita Regina Antônia de Souza Freitas, do chefe de gabinete Valdomiro Brito, da Secretária municipal de Saúde, Claudineia Alves, da coordenadora de Saúde Bucal do município, Fabiana Miranda Barros, da dentista, Kamilla de Cássia Silva, protético Manoel Pedro Mendes e Cilsa, auxiliar de Saúde Bucal, da Unidade de Saúde da Colonização Paraguaçu.

Na oportunidade, momento antes da entrega das próteses, as pessoas beneficiadas ouviram orientações da dentista, da coordenadora de Saúde Bucal e auxiliar de Saúde Bucal, sobre os cuidados que devem manter com as próteses dentárias, como a higienização.

A dentista Kamilla fez questão de enfatizar que, em alguns casos, uma ou outra prótese poderá apresentar necessidade de possíveis ajustes. Esse procedimento é importante para evitar problemas, como lesões na boca, diante de próteses não adaptadas, adequadamente, ao ambiente bucal, o que poderia lesionar a gengiva, causando desconforto ao paciente.

O protético Pedro, responsável pela confecção das próteses distribuídas aos 140 cidadãos e cidadãs de Nova Porteirinha, também ressaltou a importância de possíveis ajustes em algumas peças para correta adaptação à boca. Por isso, ele se colocou à disposição para a realização do serviço, caso esse procedimento, seja necessário.

A prefeita Regina disse que o momento que o mundo vive é de incertezas e de medo, no entanto, o trabalho na saúde não pode parar. Ela enalteceu a importância das próteses. “Hoje, a gente pode devolver o sorriso para muitas pessoas. Essa é a quarta cerimônia de entrega de próteses da qual participo; estou muito alegre, pois logo, em seguida, o resultado positivo é visível, com pessoas felizes, satisfeitas, por terem voltado a sorrir novamente.

A prefeita aproveitou o momento para destacar a qualidade do material que compõem as próteses, dando ênfase ao profissionalismo do protético Pedro. Afirmou ainda, que, para ofertar saúde à população, é preciso uma entrega dessa política pública, com qualidade. “Nosso povo merece o melhor”, declarou.

A secretária municipal de Saúde, Claudineia Alves, comentou sobre a importância das próteses para os moradores atendidos pelo Programa ‘Brasil Sorridente’. A chefe da pasta da saúde no município agradeceu à prefeita Regina, pelo empenho à frente da administração e apoio dado ao seu trabalho, sempre visando uma saúde qualidade para a população