População participa de campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Nova Porteirinha, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a Campanha Outubro Rosa, com várias ações nas Unidades Básicas de Saúde do município, destacando a importância de se prevenir contra o câncer de mama, valorizando o mês de conscientização e de sensibilização para as mulheres.

outubro rosa 01

Atenta, população assistiu palestra. Interagindo com os participantes Dr. José Francisco tirou várias dúvidas. 

As Unidades Básicas de Saúde, por meio dos seus profissionais intensificaram as ações da campanha “Outubro Rosa”.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Regina Freitas, durante este mês todas as equipes de saúde foram orientadas a terem um olhar especial para a prevenção do câncer de mama e colo uterino. A campanha, Outubro Rosa, está mobilizando todas as UBSs do município, que estão promovendo atividades de prevenção ao câncer de mama. A ação faz parte da programação do “Outubro Rosa” – que visa conscientizar a importância do diagnóstico precoce, com realizações de ações de educação, a exemplo da orientação para que seja feito o autoexame. Recentemente, lembra a secretária, foram realizados aproximadamente 300 exames de mamografia, em uma moderna unidade móvel de saúde, uma parceria entre a secretaria de saúde do estado e a prefeitura de Nova Porteirinha. “Mas, ainda assim, continuamos realizando os exames à população de todo o município”, pontua Regina Freitas.

outubro rosa 02

Prefeito Raul, ratifica: “saúde em Nova Porteirinha é prioridade, mesmo com a queda de receita não vamos diminuir os investimentos neste setor tão importante”.


Na terça-feira, 20, o médico ginecologista, José Francisco, que atende no município, ministrou palestra para mais de 100 pessoas em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro de Nova Porteirinha. Em sua apresentação o especialista falou da importância de se prevenir contra a doença, ressaltando o autoexame e os exames clínicos realizados nos postos de saúde pelos profissionais da equipe de saúde. O vereador Gilmar da Uvale que participou do evento, destacou a importância das ações desenvolvidas pela saúde do município.
A proposta da campanha é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce. A escolha pela tonalidade deve-se ao rosa ser a marca da luta contra o câncer de mama.

outubro rosa 03

Secretária, Regina, agradeceu aos presentes destacando e parabenizando a sua equipe de trabalho.


Câncer de Mama

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 50 mil delas descobrirão que estão com a doença este ano. É ele também o que mais mata: os últimos dados oficiais disponíveis atestam mais de 11.860 mortes em todo o país. A maior parte dessas fatalidades poderia ser evitada. Com os tratamentos disponíveis, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 95% quando diagnosticado precocemente. No Brasil, porém, a descoberta acontece quase sempre em estágio avançado.

Sintomas do Câncer de Mama

Os sintomas palpáveis do câncer de mama, são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou um aspecto semelhante à casca de laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O câncer de mama não é exclusivo de mulheres, podendo mesmo sendo raro, se apresentar em homens. Calcula-se de 6 a 8 anos o período para que um nódulo atinja um centímetro de diâmetro. Esta lenta evolução possibilita a descoberta ainda cedo destas evoluções, se as mamas são periodicamente examinadas.

Diagnóstico da doença

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são: o exame clínico da mama e a mamografia. O exame clínico das mamas (ECM) quando realizado por um médico ou enfermeiro, pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial.

outubro rosa 04

Durante o evento, servidores da saúde desenvolveram vários trabalhos, exame de glicemia, aferição de pressão, pesagem e outros