Pacto pela Educação vai melhorando o ensino no município

Pacto pela Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Porteirinha juntamente com a equipe do PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa) promoveu no ultimo dia 11 de agosto no Salão de Reuniões da Epamig o Seminário de abertura do mencionado programa para dar Início ao Processo de Formação dos Professores Alfabetizadores neste ano de 2015 no Município. A Coordenadora Municipal Irenir Lina de Santana Lembrou que o PACTO é um compromisso assumido pelo governo federal, Estados e Municípios, visando garantir a plena alfabetização de crianças. Assim, espera-se que os alunos possam apropriar-se das convenções do sistema de escrita alfabética já no 1º ano de escolaridade, sendo que no 2º e no 3º ano, as crianças deverão aprofundar e ampliar suas conquistas relativas à leitura e à escrita, para que, aos 8 anos de idade, todas possam usufruir plenamente do universo da cultura escrita, de forma autônoma, em diferentes situações de interlocução.

Para tanto, lembrou ainda, que a formação dos professores no âmbito das escolas e dos municípios não pode ser compreendida como uma obrigação e um peso, para a qual os docentes dedicam o tempo exigido pelo MEC para o recebimento de bolsa. Mais do que isto, o PACTO deve ser compreendido como um direito dos professores, para que possam ampliar seus saberes e usufruir do prazer que implica aprender e apropriar-se de novos conhecimentos. Com o PACTO, dentre muitas outras ações, esperamos que os professores possam socializar experiências, refletir sobre os seus fazeres, estudar, analisar materiais didáticos, aprender com os colegas, sempre visando produzir mudanças nas suas práticas docentes, de forma a garantir os direitos de aprendizagem das crianças. No âmbito do Pacto, a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores desenvolve-se a partir de um processo de formação entre pares, em um curso presencial. Em 2013, os professores participaram de um curso com carga horária de 120 horas, objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem. As estratégias formativas priorizadas contemplam atividades de estudo, planejamento e socialização da prática.

Pacto pela Educação

Em 2014, o curso teve a duração de 160 horas, com o objetivo de aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, também com foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.

Em 2015, estão sendo desenvolvidas as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa “Em todas as áreas do currículo da Educação Básica” em âmbito nacional, assim sendo Trabalhamos “o Currículo em rede”, buscando sempre atrelar o que já temos com atividades que sejam atrativas para os alunos e que busquem resignificar a nossa prática pedagógica. As atividades de formação são realizadas no âmbito dos municípios/escolas públicas e implicam a realização de encontros presenciais coordenados pelos orientadores de estudo, no nosso caso a Professora Varmi Martins, visando a construção de novos saberes teórico-práticos pelos professores alfabetizadores. Nos encontros presenciais podem ser realizadas atividades diversas para estudo, leitura de textos, planejamento de atividades, discussão sobre a prática Pedagógica desenvolvida em sala de aula, análise dos desempenhos e dificuldades dos alunos, também podendo ser replicadas, com os professores alfabetizadores as atividades realizadas nos seminários de Formação dos Orientadores de Estudo que ocorre mensalmente na Unimontes.

Tais atividades visam a ampliação dos conhecimentos pelos professores alfabetizadores, tendo em vista a mudança pedagógica na sala de aula, com objetivo de garantir os direitos de aprendizagem das crianças.

Estavam presentes no Seminário de Abertura dos trabalhos o Prefeito Municipal o Raul Alves da Rocha que mais uma vez deu todo o apoio necessário para que os trabalhos aconteçam com qualidade, demonstrando assim o zelo que tem pela Educação do Município; O Secretário Municipal de Educação, Bonlamigue Luiz Soares, que também vestiu a camisa do Pacto ao se disponibilizar para ajudar no que for necessário para a realização dos trabalhos; representando a Superintendência Regional de Ensino de Janaúba esteve presente a vereadora Joélia Barbosa, que é Supervisora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba e falou também em nome da Superintendente, Veracy Jácome, parabenizando à Educação do Município e se colocando a disposição para quaisquer necessidades, lembrando que as portas da Superintendência estão abertas para todos a qualquer momento que for necessário além de Diretores, Supervisores, Professores e toda Comunidade Escolar e para abrilhantar, dois artistas da terra, Gabriel e Sabrina, filhos de uma professora do Município que com suas violas e gargantas de afinadas contagiaram o ambiente de alegria e entusiasmo. Na oportunidade foi feita ainda a entrega dos Certificados de todos os Professores que participaram do primeiro processo de formação da PNAIC, os Certificados foram emitidos pela Unimontes que é a Instituição de Ensino Formadora.

prefeito Raul aposta na educação