EMPRESA REINICIA OBRA DE TUBULAÇÃO NO PROJETO GORUTUBA, EM NOVA PORTEIRINHA

Foto Ascom/PNP

Prefeito Juracy Fagundes de Nova Porteirinha com a equipe tcnica da Gel Engenharia em rea onde instalada a tubulao no Projeto Gorutuba

Prefeito Juracy Fagundes, de Nova Porteirinha, com a equipe técnica da Gel Engenharia em área onde é instalada a tubulação no Projeto Gorutuba.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Goetze Lobato Engenharia Ltda (Gel) retomou nesta semana o serviço de implantação da tubulação no Projeto Gorutuba que é um investimento do Governo Federal por intermédio da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional.

O prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes Jácome, esteve na terça-feira, dia 24 de outubro, no canteiro de obras da Gel ocasião em que presenciou o reinício da obra. “É um momento muito importante não somente para os produtores rurais e para Nova Porteirinha, mas também para todo o Norte de Minas, sobretudo pelo fato de que o Projeto Gorutuba tem importante contribuição no desenvolvimento social e econômico da região seja na produção de alimento seja no fortalecimento do mercado agrícola”, explicou o prefeito Juracy Fagundes que tem sido um dos insistentes para o retorno e conclusão da tubulação.

Na manhã dessa terça-feira, o prefeito Juracy Fagundes e o engenheiro Luiz, da Gel, acompanharam a implantação da tubulação no Projeto Gorutuba na área da Colonização II. Apesar de que a distribuição de água para a irrigação tem sido reduzida há mais de três anos diante da crise hídrica que afeta a barragem do Bico da Pedra, responsável pelo abastecimento no projeto, o prefeito entende que a obra fará com que tenha economia de água que é conduzida aos produtores, na maioria agricultores familiares.

Foto Ascom/PNP

Gel Engenharia reinicia o servio de substituio do sistema de distribuio de gua no Projeto Gorutuba tubos no lugar dos canais

Gel Engenharia reinicia o serviço de substituição do sistema de distribuição de água no Projeto Gorutuba: tubos no lugar dos canais.

De acordo com estudo da Codevasf, o novo sistema via tubo trará eficiência de condução e distribuição hídrica, que nos níveis atuais gira em torno de 56% e, após a obra, alcançará 90%. A ação da Codevasf no projeto Gorutuba prevê a recuperação do canal principal e a substituição dos demais canais abertos por sistema de tubulação, incluindo a automação de tarefas de medição, monitoramento e controle. Ao todo, serão substituídos 56 quilômetros de canais diversos do projeto de irrigação instalado no município de Nova Porteirinha num investimento de aproximadamente R$ 62 milhões do governo federal.

PRESIDENTE DA CODEVASF

O presidente da Codevasf, Antônio Avelino Rocha de Neiva, virá à Nova Porteirinha na segunda-feira, dia 30 de outubro, que reunirá com o prefeito Juracy Fagundes e com a diretoria da Gel Engenharia ocasião em que haverá a formalidade da assnatura de ordem de serviço do reinício da obra de tubulação no Projeto Gorutuba. A vinda do presidente da Codevasf foi articulada pelo prefeito Juracy Fagundes e pela deputada federal Raquel Muniz. O superintendente da Codevasf em Minas, Aldimar Rodrigues Filho, o Rodrigo, também estará presente nesse ato.