PREFEITURA PROMOVE O DIA DE SAÚDE E BELEZA PARA AS MULHERES DO FURADO DE OLIVEIRA

Fotos Oliveira Júnior

Sade e beleza

Além da prevenção, a Secretaria de Saúde de Nova Porteirinha também contribui com o melhor visual das mulheres assistidas na unidade de saúde do Furado de Oliveira.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Quem foi à Unidade Básica de Saúde na comunidade Furado de Oliveira, município de Nova Porteirinha, na sexta-feira, 22 de setembro, deparou com um atendimento diferente. Além da assistência na área de saúde, os profissionais do posto de saúde decidiram em cuidar do visual das moradoras.

A Prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, dedicou esse dia em cuidar da beleza das usuárias. Crianças, jovens, adultas e idosas receberam a atenção das enfermeiras e técnicas, assim como também tiveram a atenção por parte da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e de outros profissionais que deixaram as moradoras mais belas ainda.

O prefeito Juracy Fagundes e a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Souza, a Maria de Porfírio, prestigiaram esse dia de saúde e beleza na unidade de saúde do Furado de Oliveira. Tanto o prefeito Juracy quanto a secretária Maria enalteceram essa ação que teve como principal objetivo valorizar e promover a auto-estima das usuárias do posto de saúde.

NOVO PENTEADO

A moradora Elídia Mendes da Silva elogiou o momento de beleza que lhe foi proporcionada pelas secretarias municipais de Saúde e de Assistência de Nova Porteirinha. “Aqui eu encontrei beleza”, declarou dona Elídia que decidiu arrumar as unhas e ainda dá um toque nas sobrancelhas e também um bonito penteado. Morando na comunidade de Furado de Oliveira há pouco tempo, dona Elídia disse que a enfermeira a chamou de boa vontade e que teria uma surpresa, um presente. E dona Elídia compareceu à unidade de saúde naquela manhã

Quem aproveitou foi dona Antônia Pereira da Silva. Ela pintou as unhas e ainda contou com a ajuda do pessoal da Saúde e da Secretaria de Assistência Saúde para mudar o visual. Dona Antônia foi embora com um novo penteado. Ela disse que isso é importante para a mulher.

A secretária de Saúde de Nova Porteirinha, Maria Aparecida de Souza, explicou que a ação no último dia 22 comprova o novo método de trabalho da Prefeitura de Nova Porteirinha em valorizar os moradores de maneira a aproximar cada cidadão das equipes das unidades de saúde.

O prefeito Juracy Fagundes avaliou como positiva a ação de saúde e beleza no posto de saúde da comunidade do Furado de Oliveira. Para o prefeito Juracy a ação faz com que tenha descontração e bem estar para as mulheres que são guerreiras e precisam de atenção especial. O prefeito entregou um brinde para as moradoras. Foi um kit de limpeza para o corpo.

MÃE E FILHA

No rosto de cada mulher atendida no dia 22 de setembro na Unidade de Saúde Básica do Furado de Oliveira era notória a alegria, como foi o caso de dona Edinalva Maria Nogueira. Ela ganhou o tratamento de beleza e até levou a filha Jordana, de nove anos, que arrumou o cabelo.

“Não pensei duas vezes. Deixei a trouxa de roupa para lavar depois e vim para cuidar da minha beleza”, declarou Edinalva Nogueira, que mora ao lado do posto de saúde, no Furado de Oliveira. Ela disse que é vaidosa, pois gosta de ficar bonita.

Quanto à roupa, Edinalva falou que vai levar depois. Já que nessa sexta-feira foi o momento dela e da filha ficar com o visual melhor. Edinalva mora na comunidade Furado de Oliveira há dez anos e gostou da atitude dos profissionais das secretarias de Saúde e de Assistência Social da Prefeitura de Nova Porteirinha pelo dia de Saúde e de Beleza para as moradoras daquela comunidade.

Além do atendimento preventivo, os profissionais da Unidade de Saúde Básica do Furado de Oliveira possibilitaram a limpeza e pintura nas unhas das moradoras que ainda puderam ter um novo penteado no cabelo. Também foi oferecido um lanche com suco e ainda caldo de mandioca.