EMATER, EPAMIG E PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA REALIZAM O FRUTIFICA MINAS

Foto Oliveira Júnior

Frutifica

O prefeito Juracy Fagundes, de Nova Porteirinha, ressalta que a realiza do Frutifica Minas comprova a potencialidade da região em produzir frutas.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Na última quarta-feira, dia 4 de outubro, aconteceu nesta cidade o encontro Frutifica Minas, numa realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Prefeitura de Nova Porteirinha.

O encontro Frutifica Minas ocorreu no auditório da Epamig, em Nova Porteirinha, e teve como finalidade ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da produção de frutas neste e nos demais municípios do Norte de Minas. De acordo com Paulo Barros, extensionista da Emater no escritório de Nova Porteirinha, esse evento objetiva capacitar os produtores e reafirmar a potencialidade da fruticultura da região.

Durante o Frutifica Minas houve explanação referente à gestão da propriedade rural, a maneira mais eficaz sobre a poda de fruteiras e o monitoramento da irrigação, sobretudo nesse longo período de estiagem que tem reduzida a capacidade dos recursos hídricos.

Ainda nesse encontro Frutifica Minas foram apresentadas informações sobre a certificação de frutas (Certifica Minas Frutas). Numa realização da parceria entre a Prefeitura de Nova Porteirinha e o Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, Epamig e da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, o encontro Frutifica Minas foi destinado aos produtores rurais, principalmente os fruticultores, técnicos e estudantes de Ciências Agrária e àqueles que queiram se informar sobre a produção de frutas.