ALÉM DE ESTAR EM DIA COM A FUNDAJAN, PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA AUMENTA A SUA CONTRIBUIÇÃO COM ESSE HOSPITAL

Foto Oliveira Júnior

Prefeito Juracy Fagundes esquerda na foto mantm em dia o repasse de recurso da Prefeitura de Nova Porteirinha com o hospital da Fundajan

Prefeito Juracy Fagundes, à esquerda na foto, mantém em dia o repasse de recurso da Prefeitura de Nova Porteirinha com o hospital da Fundajan.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Além de ser a única prefeitura da região da Serra Geral de Minas em dia com a Fundajan (Fundação de Assistência Social de Janaúba), mantenedora do Hospital e Maternidade Sagrado Coração de Jesus, a Prefeitura de Nova Porteirinha contribuiu com o aumento do valor repassado àquela unidade de saúde hospitalar.

Por entender que o hospital Fundajan e o Hospital Regional de Janaúba são imprescindíveis unidades de assistência à região e que necessitam do apoio das gestões públicas regionais, o prefeito Juracy Fagundes Jácome foi o primeiro a aceitar e assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de ajuda adicional aos dois hospitais.

“Pelo povo do município de Nova Porteirinha aceitei imediatamente o TAC apresentado pelo Ministério Público”, explicou o prefeito Juracy Fagundes, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da região da Serra Geral de Minas, que representa os 16 municípios dessa região e incentivou outros gestores públicos a acompanharam a decisão.

Durante reunião com prefeitos, secretários municipais de saúde, vereadores e representantes de segmentos sociais, o Promotor de Justiça Jorge sugeriu aos gestores públicos a subvencionarem os dois hospitais de referência regional na proporção de R$ 1,00 (um real) por habitante mensalmente. “Louvável essa iniciativa do Ministério Público, na pessoa do promotor Jorge. Também aplausível o posicionamento do Consórcio Intermunicipal da Serra Geral em se sensibilizar com essa medida”, declarou o prefeito Juracy Fagundes.

Na apresentação da situação dos hospitais foi evidenciado de que o município de Nova Porteirinha está em dia com o repasse de recurso ao hospital e maternidade da Fundajan. A Programação Pactuada e Integrada (PPI) de Nova Porteirinha estabelece o repasse de R$ 316 mil ano por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Porteirinha aos cuidados da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba e esse valor será acrescido de aproximadamente R$ 92 mil ano diante do TAC assinado nessa terça-feira.

Através da PPI, a Prefeitura de Nova Porteirinha pode continuar utilizando as condições de tratamento com que a Fundajan e o Hospital Regional oferecem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) demandado do seu município de origem. A contribuição tende a aumentar, uma vez que o TAC define que a prefeitura utilize recurso próprio para subvencionar mensalmente os dois hospitais. No caso de Nova Porteirinha, serão R$ 7.642,00 já a partir de agora, sendo a metade para a Fundajan e a outra parte para o Regional.

Todo mês, a Prefeitura de Nova Porteirinha tem repassado aos dois hospitais de Janaúba o valor de R$ 17.614,71 referente à PPI (Programação Pactuada e Integrada) e essa quantia passará a ser de R$ 25.256,71 diante da decisão do prefeito Juracy Fagundes em assinar o termo. “A saúde é a área primordial e devemos sempre buscar atos que minimizem a complexidade financeira nos hospitais”, justificou o prefeito de Nova Porteirinha que tem conseguido, através de deputados, recursos para o Hospital Regional e o hospital da Fundajan.