NO DIA DA ÁRVORE, NOVA PORTEIRINHA GANHOU ARBORIZAÇÃO NA MARGEM DO RIO GORUTUBA

Foto Oliveira Júnior

Plantando 1

Prefeito Juracy Fagundes e estudantes plantam árvores na margem do rio Gorutuba, em Nova Porteirinha, no dia 21 de setembro de 2017.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – A Prefeitura de Nova Porteirinha, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, continua a ação de limpeza e conservação do rio Gorutuba, no perímetro urbano desta cidade. Nesta semana houve a arborização nesse recurso hídrico.

O plantio de mudas de árvores ocorreu na manhã de quinta-feira, 21 de setembro, justamente na data em que se comemora o Dia da Árvore. O prefeito Juracy Fagundes juntamente com o secretário municipal de Meio Ambiente, Aélcio José dos Santos, e jovens integrantes do projeto social Vida Nova e do Serviço de Convivência coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social participaram do plantio.

De acordo com Jaqueline Alves, Engenheira Ambiental responsável pela ação de conservação do leito e margem direita do rio Gorutuba, a previsão é que sejam plantadas aproximadamente 1 mil mudas de árvore no trajeto de 2 mil metros onde está sendo realizada a limpeza por parte da prefeitura.

Além do prefeito Juracy Fagundes e das crianças e adolescentes do projeto Vida Nova, o plantio de árvores contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), da vereadora Joélia Barbosa que também é do Codema, o secretário-executivo do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), Ricardo Carrero Neto; secretários municipais da prefeitura e voluntários.

O serviço de limpeza ocorre em mais de 2 mil metros de extensão no leito e na margem do rio numa iniciativa da atual administração da Prefeitura de Nova Porteirinha com a retirada de taboas e resíduos sólidos, medida essa autorizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) e pela Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Supram Norte).