Curso em Nova Porteirinha ensina como aplicar técnicas de pintura

Qualificação foi feita na parceria Prefeitura de Nova Porteirinha, Senar e Sindicato Rural de Janaúba

Foto Oliveira Júnior

Participantes do curso mostram os trabalhos pintados por elas. Capacitao realizada na parceria Prefeitura de Nova Porteirinha Senar e Sindicato Rural de Janaba

Participantes do curso mostram os trabalhos pintados por elas. Capacitação realizada na parceria Prefeitura de Nova Porteirinha, Senar e Sindicato Rural de Janaúba.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – “Vou fazer esse curso porque o meu sonho era aprender pintar...aprendi, gostei”, dessa maneira expressou uma das participantes no início e no encerramento do curso de pintura em molde vazado e em relevo promovido pela Prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba entre os dias 11 e 14 de setembro.

Continua lendo...

Luzia Gomes da Silva Martins mora em Nova Porteirinha e se diz satisfeita pela qualificação profissional que recebeu nesse curso e aproveitou para pintar em pano a imagem do pé de gameleira, símbolo de Nova Porteirinha. Ela também pintou a imagem da gorutubana, símbolo tanto de Nova Porteirinha quanto de Janaúba. Anita Nascimento participou desse curso e entendeu ser muito importante essa iniciativa da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Nova Porteirinha em qualificar as moradoras.

Foto Oliveira Júnior

O p de gameleira a gorutubana carregando o pote na cabea o sabi e o p de banana

O pé de gameleira, a gorutubana carregando o pote na cabeça, o sabiá e o pé de banana foram as figuras pintadas durante o curso.

“Foi muito bom, pois aprendemos e ainda conhecemos mais colegas, tivemos mais alegria”, declarou Isaura da Silva Dias que após aprender as técnicas decidiu pintar no pano a figura de um pote, objeto muito usado na região. Ela e as colegas de curso retrataram outros aspectos culturais, por exemplo, o sabiá, a gorutubana com o pote na cabeça sendo equilibrado pela rudia, um pano na cabeça para manter o pote ou bacia com vasilhas firmes enquanto caminhavam. “Fiquei muito feliz pela a oportunidade que tivemos”, finalizou Isaura da Silva.

Para Cláudia Lúcia Marciel da Silveira, instrutora do Senar Minas, a realização desse curso em Nova Porteirinha teve um diferencial, sobretudo na dedicação das participantes que até transmitiram conhecimentos culturais para ela, a instrutora, que é de outra região. “São pessoas que têm experiências enormes de vida e que foram atenciosas em aprender”, explicou Cláudia Lúcia.

De acordo com Sérgio Azevedo, conhecido como Vermelho, Mobilizador Social do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, a intenção do Senar Minas junto com o Sindicato Rural é trazer cursos que beneficiem ao produtor e ao trabalhador rural e também os seus familiares. “São cursos de graças, principalmente quando tem uma parceria igual a da Prefeitura de Nova Porteirinha, que se tem dedicada ao extremo, ajudando da maneira que pode”, citou o mobilizador social para quem a capacitação profissional favorece melhor qualidade de vida e até ajuda na renda familiar.