CENSO AGROPECUÁRIO EM NOVA PORTEIRINHA INICIARÁ NO DIA 1º DE OUTUBRO

Foto Oliveira Júnior

Reunião em Nova Porteirinha define as ações sobre o Censo Agropecuário que começará em outubro.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Qual é a real produção agrícola, quantos animais existem e como se encontram as propriedades agrícolas de Nova Porteirinha. Isso poderá ser esclarecido através do Censo Agropecuário que terá início no dia 1º de outubro, conforme informações repassadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante a reunião ocorrida nessa terça-feira, dia 8, nesta cidade, sobre a Comissão Municipal de Geografia e Estatística.

De acordo com João Gonçalves Filho, coordenador do IBGE agência de Janaúba, a expectativa é de que aproximadamente 700 propriedades agrícolas de Nova Porteirinha sejam visitadas pelos dois recenseadores a serem definidos, até o final deste mês, por intermédio de concurso público realizado pelo IBGE, no território nacional.

Na reunião dessa terça-feira com representantes da Prefeitura de Nova Porteirinha, nesse caso, os secretários municipais Aélcio José dos Santos (Agricultura e Meio Ambiente) e Ernesto Queiroz (Administração), da Polícia Militar, da Emater-MG e outras entidades, inclusive o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), o coordenador do IBGE explicou que a coleta de dados abrangerá as unidades agrícolas em todas as comunidades de Nova Porteirinha.

João Gonçalves mencionou que o objetivo do Censo Agropecuário é obter informações de cada produtor sobre o quê, onde, quanto e como produz seja um agricultor familiar ou um grande produtor. Esses dados coletados pelo IBGE são sigilosos e servirão como base para estatísticas importantes com o intuito de dimensionar os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis, para contar e conhecer melhor os trabalhadores rurais, entre outras, que servirão para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia. (OJr/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Porteirinha)

portal