NOVA PORTEIRINHA TEM AÇÃO CONTRA DEPRESSÃO, HIPERTENSÃO E DIABETES

Foto Oliveira Júnior

A ação proporcionou o intercâmbio entre moradores, prevenção e entretenimento na unidade de saúde da Colonização II.

NOVA PORTEIRINHA – Quem passou pela avenida Gorutuba, na Colonização II, na manhã do dia 11 de maio, deparou com uma concentração de pessoas em frente à unidade básica de saúde o que por si indicava como algo anormal naquela comunidade. No entanto, naquela ocasião acontecia um dia especial de atenção aos moradores, principalmente os que se encontram na terceira idade. Isso é uma ação inédita adotada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Porteirinha, este ano.

Foto Oliveira Júnior

Controle da glicemia para prevenir contra a diabete. Na Colonização II tem 40 moradores classificados como portadores de diabetes.

A Colonização II recebeu nesse dia 11 de maio, o Hiperdia o qual consiste no trabalho dos profissionais da saúde em atividades com os idosos. O objetivo é desempenhar um acompanhamento constante para melhorar o diabetes, a hipertensão e a depressão, comuns nessa faixa etária. “Bom demais”, dessa maneira expressou Sebastião Gomes Negrão, conhecido por Dim, com relação ao Hiperdia. Aos 81 anos de idade completados mês passado, “seu Dim” saiu de casa, foi medir a pressão e consultar com um médico sobre a deficiência auditiva.

Natural de Mato Verde, mas há 40 anos vivendo entre Janaúba e Nova Porteirinha, o comerciante e produtor rural “seu Dim” se juntou aos amigos e aproveitaram o Hiperdia para melhorar a saúde e aptidão física e ainda incrementar o convívio social. Para “seu Dim”, as pessoas, principalmente os jovens, devem dá mais valor às coisas boas.

Foto Oliveira Júnior

Moradoras foram contempladas com brindes durante o Hiperdia realizado a Colonização II pela equipe da Secretaria de Saúde de Nova Porteirinha.

Quem também tem aproveitado de maneira eficaz a vida é a dona Maria Sinhá de Jesus, 89 anos, que recentemente participou do Hiperdia na unidade de saúde na cidade de Nova Porteirinha. Em outubro, dona Maria Sinhá completará 90 anos de idade e mantém uma energia física de causar inveja a muitos jovens. A quase centenária Maria Sinhá é desinibida. Ela fica à vontade nessas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre uma gargalhada e outra, dona Maria Sinhá não pára de dançar. Em casa, mesmo com 89 anos de idade, a gorutubana Maria Sinhá ajuda nas tarefas. Varrer o quintal é um costume que ela mantém até os dias de hoje.

Levantamento da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Porteirinha indica que na área urbana desta cidade há 294 idosos entre os quais 54 possuem diabetes e 229 são classificados como hipertensos. Na Colonização II há 123 pessoas hipertensas e 40 com diabetes num grupo de 128 moradores da terceira idade.

No dia 11 de maio, a equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Porteirinha prestou assistência na unidade de saúde da Colonização II com orientação sobre depressão, câncer bucal, diabete, aferição da pressão arterial, controle da glicemia, vacinação contra a gripe, atividades físicas e ainda foi servido lanche e distribuição de brindes. (OJr/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Porteirinha)

 

portal

 

Topo