VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SERÁ ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 26

NOVA PORTEIRINHA – Falta uma semana para encerrar o prazo de vacinação contra a gripe. Em algumas localidades a cobertura vacinal ainda está aquém do previsto e, diante disso, será necessário realizar a busca ativa, ou seja, mobilizar os técnicos no sentido de que o público alvo esteja imune à gripe. O prazo final da campanha nacional de vacinação será até a próxima sexta-feira, dia 26 de maio.

O Ministério da Saúde estipula que o mínimo da cobertura vacinal seja 90%. Em Nova Porteirinha a imunização supera a metade do público alvo. A secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Souza, informou que sábado passado, por ocasião do dia “D”, os moradores estiveram nas unidades de saúde onde foram vacinados e que, nestes últimos dias da campanha o foco será justamente a mobilização para que todo o público alvo esteja imunizado.

Dados do Ministério da Saúde apurados até ontem, quinta-feira, dia 18, indicavam que em Nova Porteirinha a cobertura vacinal havia atingido a 59,19%, sendo que foram vacinados 48,81% das crianças, 70,33% dos trabalhadores em saúde, 48,10% das gestantes, 61,54% das puérperas e 66,47% dos idosos.

NA SERRA GERAL

A última parcial da campanha de vacinação contra a gripe na região da Serra Geral de Minas, levantamento com base nos dados do dia 18, era a seguinte: Janaúba, 54%; Jaíba, 73%; Matias Cardoso, 66%; Porteirinha, 72%; Riacho dos Machados, 51%; Nova Porteirinha, 59%; Serranópolis de Minas, 66%; Verdelândia, 85%; Pai Pedro, 78%; Catuti, 57%; Monte Azul, 63%; Mato Verde, 48%; Gameleiras, 81%; Espinosa, 67% e Mamonas, 76%.

Em Montes Claros, o município mais populoso do Norte de Minas, a vacinação teria abrangido 63% do público alvo, enquanto que a parcial em Minas Gerais era de 62% de imunização contra a gripe. (OJr/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Janaúba)