CONSÓRCIO DOS PREFEITOS DA SERRA GERAL CONQUISTA UMA FORÇA TAREFA DO GOVERNO PARA CONTER A VIOLÊNCIA NA REGIÃO

  • Governo assegura mais viaturas e 53 policiais militares para a região da Serra Geral de Minas
  • Secretário de Defesa Social virá neste mês analisar o local que abrigará a Casa do Menor, em Janaúba
  •  
  • Liderados pelo presidente do Consórcio UniãoGeral, prefeitos estiveram reunidos com os secretários de estado de Governo e Defesa Social
  •  

Foto cedida por Silvanei Batista

Reunião em que os prefeitos da região da Serra Geral de Minas reivindicam ações positivas na segurança pública dessa região.

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – O Governo de Minas determinou a implantação de uma força tarefa com o intuito de conter a criminalidade na região da Serra Geral, no Norte do Estado. Essa medida governamental foi anunciada na tarde dessa terça-feira, dia 2 de maio, durante reunião do Consórcio Intermunicipal da Serra Geral de Minas (UniãoGeral) com os secretários estaduais Odair Cunha (de Governo) e Sérgio Barbosa Menezes (de Segurança Pública), em Belo Horizonte.

O presidente do consórcio UniãoGeral, Juracy Fagundes (prefeito de Nova Porteirinha), destacou a sensibilidade por parte do governo em atender o clamor público por uma vida mais tranqüila. O crescimento do índice de violência em alguns municípios dessa região, caso de Janaúba, Jaíba, Porteirinha, Verdelândia e Nova Porteirinha, foi assunto de reunião entre o governador do Estado, Fernando Pimentel, e o então prefeito eleito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes, no dia 8 de dezembro, na cidade de Matias Cardoso. Naquela ocasião, o prefeito eleito pediu por ações de prevenção e inibição da criminalidade.

Na primeira semana de governo, em 6 de janeiro de 2017, os prefeitos da região da Serra Geral de Minas estiveram reunidos, em Janaúba, com os comandos da Polícia Militar e Polícia Civil e ainda com representante do Ministério Público sobre o elevado índice de crimes e a necessidade de adotar medidas pelo fortalecimento da segurança pública nos 15 municípios que compõem essa região.

Foto Kátia/AI TML

Secretários estaduais de Governo e de Segurança Pública ouvem os prefeitos e definem medidas para inibir a violência na região da Serra Geral de Minas.

Solicitado pelo prefeito Juracy Fagundes, presidente do consórcio UniãoGeral, o deputado estadual Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, articulou a reunião ocorrida nesta terça-feira, dia 2 de maio. Além do prefeito de Nova Porteirinha, também participaram da audiência no dia de hoje os prefeitos Carlos Isaildon Mendes (de Janaúba), Wilton Leite Madureira (Verdelãndia), Reginaldo Silva (Jaíba), Silvanei Batista (Porteirinha), Elpídio Ribeiro Neto, o Piupiu (Serranópolis de Minas) e Gilmar Rodrigues de Oliveira, o Gilmar de miguelim (Gameleiras) e ainda os vice-prefeitos Nilson Faber Sepúlveda Espinosa) e Domingos Ferreira de Souza, o Dú de Getúlio (Gameleiras).

O encontro ainda contou com as presenças dos deputados estaduais Paulo Guedes e Gil Pereira e ainda de representantes do Conselho Maçônico de Segurança Pública de Janaúba, Jaques David Carvalho.

A designação de mais 53 policiais para o 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba e que serão distribuídos para 14 municípios da região da Serra Geral e que são assistidos por essa unidade policial que ainda receberá novas viaturas como reforço no policiamento ostensivo. O Consórcio UniãoGeral abriu mão de um imóvel onde funcionou a escola estadual Oscar Porto, na cidade de Janaúba, e nesse local será abrigado o Centro de Ressocialização do Menor Infrator.

Nos próximos dias uma equipe do Governo, inclusive com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Menezes, estará vistoriando o prédio dessa escola para avaliar se as instalações são adequadas para, após reformas, abrigar o Centro de Ressocialização. Na reunião desta terça-feira foi definido que o Estado também vai assumir a manutenção e a contratação de funcionários para o Centro do Menor. (OJr/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Porteirinha)