SECRETARIA ATUA NA PROTEÇÃO SOCIAL DAS FAMÍLIAS DE NOVA PORTEIRINHA

Foto SMAS/NP

Atividades da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura reúnem moradores de várias idades, inclusive nas comunidades rurais.

NOVA PORTEIRINHA – Desenvolver ações de assistência e amparo à família, idoso, criança, adolescente e aos portadores de necessidades especiais. Esse é um conjunto de atividades que a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Porteirinha tem desempenhado nesses quase quatro meses deste ano. Seja na cidade ou nas comunidades rurais, lá está os profissionais dessa secretaria que é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania.

De acordo com Margarida Cavalcanti, secretária de Assistência Social deste município, um dos fundamentos é fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Ela destaca ainda a reativação de um importante projeto social que é o Centro Vida Nova, na Colonização II, atendendo os adolescentes. Em março houve ação de conscientização ambiental no Centro Vida Nova onde teve plantio de árvores, inclusive com a participação de crianças e adolescentes. As mudas dessas árvores foram cedidas pela Unimontes, campus de Janaúba.

Foto SMAS/NP

Adolescentes participam de plantio de árvore em Nova Porteirinha: conscientização ambiental.

A psicóloga Sara Taísa Moreira Leite, da Secretaria Municipal de Assistência Social, ressalta que o plano de ações objetiva uma mudança na vida dos assistidos, caso da dinâmica e atividade física realizadas no dia 30 de março com crianças na cidade de Nova Porteirinha. Elas tiveram oportunidade de interagir com os palhaços e divertirem nas brincadeiras, caso da corrida de saco, corrida com ovos e outras atrações.

Também foi desenvolvida atividade física e dinâmica nas comunidades rurais, caso da convivência e fortalecimento de vínculos com grupo de idosos da Colonização I (Paraguaçu) proporcionando lhes uma vida mais animada e na valorização da família novaporteirinhense. (OJr/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Porteirinha)