CODEMA, ONG E PREFEITURA DE NOVA PORTEIRINHA CONSEGUEM A PROTEÇÃO DE NASCENTE DO RIO GORUTUBA

NOVA PORTEIRINHA – Preocupado com a atual situação do rio Gorutuba, que vem sofrendo ano após ano com as intempéries climáticas ocasionadas pela escassez hídrica vivida na região, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) de Nova Porteirinha determinou o cercamento de uma nascente desse rio como medida compensatória pelos impactos ambientais decorrentes da implantação de uma estação de rádio base de antenas de celulares no município de Nova Porteirinha.

Por determinação do Codema, a empresa Centenial Brasil Torres e Telecomunicações Ltda firmou um termo de compromisso com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Porteirinha se comprometendo a financiar a obra.

A nascente em questão fica localizada numa fazenda em lugar denominado de Gado Bravo, no município de Riacho dos Machados. A escolha da nascente e a execução da obra ficaram sob encargo da Associação de Amigos do Rio Gorutuba - Ecos do Gorutuba, que contratou a mão de obra e realizou o cercamento de uma área de aproximadamente 1,3 hectare.

Na avaliação do Codema de Nova Porteirinha, essa atitude foi importante, pois se não houver uma proteção intensa das nascentes, muito provavelmente a vazão de água disponível no curso do rio será ainda mais prejudicada, afetando a qualidade da água, causando a destruição do ecossistema e interferindo diretamente na vida de todos que dependem do rio.