PREFEITO DE NOVA PORTEIRINHA PARTICIPA DE REUNIÃO QUE DESTACA A IMPORTÂNCIA DE CONSÓRCIOS MULTIFINALITÁRIOS E DE SAÚDE NA REGIÃO

Foto Arthur Júnior

consrcio

A reunião serviu para reafirmar proposta de atuação articulada entre os diversos consórcios que prestam serviços na região.

MONTES CLAROS (por Arthur Júnior) – A união dos consórcios intermunicipais multifinalitários e de saúde do Norte de Minas foi o tema da reunião realizada no dia 21 de março pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). Representantes da Codanorte, CIS-Grão Mogol e União da Serra Geral participaram da reunião e comemoraram a proposta da atuação articulada entre os diversos consórcios que prestam serviços na região.

O presidente do Cimams, Edmárcio Moura Leal, que é prefeito de Matias Cardoso, enfatizou a importância da harmonia entre os consórcios para buscar a realização de serviços necessários e essenciais aos municípios, com a aquisição de bens, produtos e equipamentos.

“Precisamos estar organizados. Os recursos na esfera estadual e federal existem e podem ser disponibilizados aos consórcios, entretanto, para que sejam liberados é importante estar de posse de projetos bem fundamentados e detalhados. Estou entusiasmado com os Consórcios, pois acredito que eles são as ferramentas legais para ajudar os municípios na gestão municipal”, disse.

ANÁLISE

O assessor jurídico da Codanorte, Dinilton Pereira da Costa, defendeu a proposta de que cada consórcio tem que atuar em áreas temáticas próprias e que o Cimams deveria ser uma central de articulação e de apoio a todos eles no norte de Minas e atuando na área de compras coletivas, gestão da iluminação pública e de serviços de engenharia e arquitetura.

O secretário executivo do CIS-Grão Mogol, Danilo Oliveira, disse que existem oito consórcios intermunicipais de saúde e a situação de cada um é crítica, o que exige a necessidade do aprimoramento da gestão.

“Os gestores precisam entender que os seus municípios não podem viver sem os consórcios. Precisamos resgatar a força que os consórcios têm, junto ao governo”, declarou.

O superintendente do Consórcio União da Serra Geral, Horácio Cristo Barbosa, disse que a reunião foi interessante e que precisa ser amadurecida.  Já o presidente do Consórcio União da Serra Geral, Juracy Fagundes, que é prefeito de Nova Porteirinha, comemora a proposta de união dos consórcios. “Mostraremos a força dos consórcios, pois facilitará a captação de recursos e a efetiva implementação de políticas públicas que nos ajudarão a resolver os problemas que enfrentamos”, explicou o prefeito Juracy Fagundes. 

 

portal

 

Topo